PET-QUÍMICA Unesp Araraquara

Bárbara de Freitas Silva Loures

A nepetalactona (C10H14O2) é uma substância volátil e aromática que exerce diferentes funções, pertence a classe dos terpenos, sendo classificada como monoterpeno devido a presença de duas unidades de isopreno em sua estrutura, o que contabiliza um total de dez átomos de carbono. Sua estrutura química básica é formada por uma lactona (éster cíclico) de 6 membros, fundida a um ciclopentano. A nepetalactona foi descoberta no final dos anos 50, pelo pesquisador Jerry Meinwald.

Composto

Composto

Planta Nepetalactona

Planta Nepetalactona

Esta substancia é encontrada principalmente no óleo essencial da espécie de planta Nepeta cataria, popularmente conhecida como Catnip, erva-de-gato ou nepenta. Erva da mesma família que o Hortelã, nativa da Europa e da Ásia e logo foi levada para o Japão e para a América do Norte, onde se tornou comum.

  • Relação com gatos e outros felinosEu acho que vi um gatinho...

A erva-de-gato exerce um curioso poder atrativo sobre os felinos, provocando estados de euforia ou relaxamento. Este comportamento se deve justamente à volatização da nepetalactona que funciona como um feromônio, sendo percebida pelo aparelho olfativo dos felinos.

Muitos brinquedos e sprays aerosol atrativos de gatos são produzidos utilizando a planta moída ou seu óleo essencial. As ações mais comuns incluem: fungadas, lamber, mastigar, balançar a cabeça, fazer fricções com a bochecha e rolar a cabeça.

O efeito da planta dura cerca de 10 minutos, nem todos os gatos são afetados, pois a resposta é genética e autossômica dominante, o que significa que se um dos pais passa o gene, em seguida, a descendência herdará a resposta. Cerca de 70-80% dos gatos são afetados por catnip,  o 20-30% restante que não apresentam qualquer reação a ele.

Além disso, os gatos muito jovens também são afetados pela catnip, até atingirem a maturidade sexual. Os valores indicados para a idade até à qual eles não são afetados são variáveis, mas geralmente 6-8 semanas de idade é a mais citada. A Nepetalactona não afeta apenas os gatos domésticos, observou-se efeitos semelhantes em leões, tigres e leopardos.

catnip-kitty-cute-cat

  • Outras aplicações

A planta Nepenta possui outros benefícios à base de plantas para a espécie humana, isso se dá a diversidade de componentes em seu óleo volátil, como: ácido acético, dipenteno, ácido nepetalico, ácido para-aminobenzóico, ácido valérico, colina, citralina, limoneno, ácido fólico, biotina, manganês, sódio, ferro, fósforo, enxofre, vitamina A, vitamina B e etc.

  1. Repelente: Nepenta óleo essencial pode ser utilizada como um repelente de insetos eficaz e as folhas desta planta repelir mosquitos, naturalmente, mais do que qualquer outro produto comercial.
  2. Sistema nervoso saudável: É popular por seu efeito relaxante sobre o sistema nervoso do corpo humano. A erva era tradicionalmente usada para aliviar problemas como estresse, depressão, ansiedade, indigestão (devido a ansiedade) e nervosismo. Muitos tomam a erva para promover o relaxamento geral e calma do sistema mental.
  3. Insônia: O chá de ervas feito com Catnip é conhecido por ser sedativo na natureza levando a uma boa noite de sono. Esta erva é, portanto, usado por aqueles que não querem ficar dependentes de substâncias químicas nocivas para resolver a insônia. De acordo com alguns especialistas médicos da Universidade de Maryland Medical Center, o chá pode ajudar as pessoas com bulimia nervosa.
  4. Enxaqueca e dores de cabeça: age como um sedativo leve.
  5. Ajuda na digestão: Outra utilização comum do Nepenta é no tratamento de problemas gastro-intestinais, devido a problemas no processo de digestão. A planta pode ser usado para tratar gases, náusea e diarreia, mesmo, de acordo com alguns. Beber uma xícara de chá catnip é frequentemente recomendada para obter alívio rápido de angústia gastro-intestinal. Catnip funciona relaxando os músculos do estômago e através da redução dos níveis de ácido no intestino.
  6. No tratamento de infecções virais e bacterianas: usado na medicina popular para tratar resfriado comum, gripe (influenza), infecções bacterianas e virais.
  7. Para crianças hiperativas: efeito calmante sobre o sistema nervoso, a erva também é usada para acalmar crianças hiperativas que são propensas a inquietação e agitação

Após tantas informações benéficas sobre a nepetalactona, vale ressaltar sobre os riscos de efeitos colaterais, overdose e outras considerações:

A erva é geralmente segura e não tem quaisquer efeitos secundários adversos. No entanto, pode conduzir a dores de cabeça e vómitos em alguns casos. A nepenta não deve ser fumado ou tomado em doses elevadas. As mulheres grávidas devem evitar esta erva, pois pode levar às contrações uterinas. Mulheres com doença inflamatória pélvica e menorragia (menstruações) também devem evitar, pois pode começar a menstruação e torná-lo pesada. Interage com medicamentos sedativos (depressores do SNC) e deve ser evitada pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia, uma vez que pode inferir com o uso de anestesias.

Referências Bibliográficas: 

http://lasaludfamiliar.com/familia/vitaminas-artigos-215.htm

http://qnint.sbq.org.br/qni/popup_visualizarMolecula.php?id=Uk2GbjnOHNBq6RahDtM88Lo7iBmgpHchGzS5jLR1NwdjgKDG-LEB95HJt0UusHE6KCgWV8TOrHI8RVpPRZn0rw==

The Chemical Behind Catnip’s Effect on Cats

http://pt.swewe.net/word_show.htm/?243295_1&Nepenta

Deixe um comentário